Acabámos de lançar o report sobre o Alojamento Local cobrindo Lisboa e Porto.

No final de outubro de 2017, havia 10 215 e 4 679 imóveis no AL registaados em Lisboa e Porto, respetivamente. Desde 2016, o número deste tipo de alojamentos cresceu 30% por ano em Lisboa e 97% no Porto. O Porto registou um forte crescimento no ano passado, enquanto o mercado de Lisboa tem vindo a crescer há mais tempo.

O centro histórico de Lisboa é responsável por aproximadamente 75% da oferta de Alojamento Local em Lisboa, nomeadamente as freguesias de Santa Maria Maior (onde se situa Alfama), Misericórdia (Chiado, Bairro Alto), São Vicente (Sé) e Santo António (Av. Liberdade).

O relatório fornece informações interessantes sobre a distribuição de preços para apartamentos T1 e T2, em cada uma das principais freguesias, ao longo do ano, o que permite perceber os efeitos da sazonalidade sobre os preços.

Como esperado, o preço médio de uma estadia de 2 noites em Lisboa é mais elevado do  que no Porto, com uma amplitude maior nos percentis mais elevados de qualidade, o que corrobora o fato de que atualmente os investidores estão a procurar aumentar a qualidade da oferta, visando clientes com maior poder de compra, onde encontram também as taxas de rentabilidade bruta mais elevadas (página 12). Na comparação com o Porto, Lisboa apresenta taxas de rentabilidade bruta ainda mais elevadas.

Por fim, apresentamos algumas estatísticas relevantes que suportam a forte procura turística por Lisboa, Porto e Portugal como um todo, a qual tem impato direto no mercado imobiliário:

  • Lisboa foi o 2º destino maior crescimento entre 2009 e 2016;
  • Lisboa foi a 4ª cidade mais acolhedora da Europa, em 2017;
  • Lisboa foi o 14º destino turístico mais popular da Europa em 2016;
  • Lisboa e Porto são os 10 melhores destinos da revista TRAVEL + LEISURE;
  • Portugal é o 3º país mais seguro do mundo.

Para aceder ao report, clique aqui.