Como pode beneficiar do fim de ciclo?
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Neste artigo descrevemos 7 conselhos práticos, não óbvios, para vender o seu imóvel pelo melhor preço, o mais rapidamente e com a menor fricção possíveis.
Recentemente necessitei de fazer uma transferência de um seguro de saúde a título particular e recorri a uma mediadora de seguros que me foi recomendada, para pedir uma solução com os requisitos que pretendia. Após muitas iterações e um arrastamento indefinido, e-mails para um lado e para o outro, dificuldade em fazer um contato telefónico, acabei por desistir no momento em que após ter dado o OK me enviaram um “monte” de formulários para preencher, pese embora já tivessem toda a informação. Quando já estava preparado para me resignar à situação, enviei um email a outra mediadora com a qual tinha feito recentemente outro tipo de seguro, e passados 5 minutos recebo um telefonema de volta. Começa bem! Após uns breves minutos a explicar o que pretendia, forneço os dados de identificação, confirmo que não tenho que preencher a papelada toda, e tenho o seguro tratado. Uau!!!
Por certo já lhe aconteceu pretender reservar umas férias, começar por contatar uma agência e acabar por desistir e fazer tudo por si próprio, recorrendo ao Skyscanner.com para reservar o voo e ao Booking.com para reservar hotel. A mim já me aconteceu, devido à frustração de lidar com algumas agências de viagens (não todas, claro). No ano passado, estava à procura de uma viagem à Florida, e contactei inicialmente uma agência para me fornecer sugestões. Rapidamente começaram a debitar opções de hotéis e quando perguntei à pessoa se já lá esteve, se conhecia quais são as melhores zonas, a resposta foi sempre negativa. Ou seja, estava a vender-me um produto sem o conhecer. Mais tarde, tive oportunidade de visitar uma agência da Virgin Holidays numa deslocação que fiz a Londres, e percebi o contraste para um serviço 5*! A pessoa que me atendeu, conseguiu dar-me bons conselhos sobre hotéis, ajudar-me a traçar o itinerário, e dar-me inúmeras sugestões sobre programas! Esta pessoa já lá tinha estado várias vezes, conhecia bem o produto, falava com entusiamo! E o melhor de tudo, conseguiu ainda ficar mais barato do que se reservasse pelos meus meios, devido aos acordos que a Virgin Holidays tem com alguns hotéis!
A tecnologia tem estado a reduzir o espaço dos intermediários que prestam um serviço medíocre. Os fornecedores de serviços começaram a usar a tecnologia para desintermediar o negócio, e isso é visível em todos os sectores: desde os seguros, ao turismo e à mediação imobiliária.
Se isso é verdade, também é certo que a intermediação se mantém viva, quando o serviço é excelente e os clientes reconhecem valor.
No meu caso, há 5 atributos que para mim são fundamentais em qualquer tipo de serviço, e que o tornam verdadeiramente um serviço de valor acrescentado e não uma mera transação. São eles:
Numa palavra: tudo!
Se não obtemos um bom serviço, a maioria das vezes a responsabilidade é nossa (do cliente que recorre ao serviço). Sim, porque somos nós que escolhemos com quem queremos trabalhar. Mas raramente o fazemos, com critério. No imobiliário, por exemplo, um proprietário que queira vender a sua casa, passa mais tempo a tentar perceber como está o mercado do que a selecionar o agente imobiliário com quem vai vender a sua casa. Faz sentido? Antes de escolher um bom médico especialista, quanto tempo passa a pedir referências e a pesquisar sobre ele e sobre a clínica?
Um proprietário vendedor, deve assumir a responsabilidade de cuidar bem daquele que, porventura, é o seu maior ativo financeiro – a sua casa. E deve evitar a todo o custo a seguinte lista daquilo que considero serem os 7 pecados mortais do Proprietário Vendedor, que geralmente significam demorar mais tempo a vender a sua casa e com um valor menor do que seria possível.
Vou ter menos exposição (publicidade) do que se entregasse a várias: estabeleça um compromisso de que o agente imobiliário vai colocar o imóvel nos portais imobiliários mais relevantes e que indicará explicitamente que partilha a comissão com todas as agências. Pergunte como vai divulgar o imóvel junto dos outros profissionais;
Só aquela imobiliária pode vender o imóvel: peça ao seu agente garantia escrita (em adenda ao contrato de mediação) de que partilhará a comissão em 50% com qualquer agência (com IMI válido) que traga um comprador. Desta forma, qualquer agência pode vender o imóvel, assim como se estivesse em aberto;
Se os esforços de Marketing não correrem bem, fico amarrado a um contrato durante 6 meses: peça para que tudo o que for acordado em termos de promoção do seu imóvel e compromissos do seu agente, fiquem escritos em adenda ao contrato, com a possibilidade de rescindir contrato caso os compromissos não sejam cumpridos;
Um contrato em Exclusivo deve ser um contrato de serviço premium. Um contrato em Aberto é um serviço básico, indiferenciado. Porquê? Um bom serviço de mediação, implica um investimento significativo num bom plano de Marketing, que pode chegar a 20% a 30% da remuneração prevista no contrato. Apenas se o agente tiver a segurança de que se vender o imóvel recebe a comissão, irá poder fazer esse investimento. Poderá pensar: sim, mas se estiver em Aberto se vender também recebe a comissão, portanto deve investir se quiser ser remunerado. Infelizmente não funciona assim: se o imóvel estiver em Aberto, o agente imobiliário não tem qualquer interesse em divulgá-lo junto dos seus pares, porque qualquer um, se tiver um cliente comprador, pode passar por cima dele e ir diretamente ao vendedor. Se ainda não estiver convencido, o conselho que lhe dou é: como nos exemplos que falámos na introdução, procure os melhores e vai perceber porque é que o serviço exclusivo é tão importante. E atenção, para ser melhor é preciso muito mais do que muitos anos de experiência. Mas isso, é tema para outro artigo.
No imobiliário, como em outras áreas de atividade, tudo se resume à prestação de um serviço de elevadíssima qualidade, para que sinta que se o fizesse pelos seus próprios meios ou se trabalhasse com outro profissional, não conseguiria melhor. No final do dia, o que conta é atingir os seus objetivos, que no caso da venda de uma casa são: vender pelo melhor preço, o mais rapidamente e com a menor fricção possíveis.
Os seus comentários são muito bem-vindos. Partilhe-os connosco. E, já sabe, se necessitar de discutir alguma operação de venda do seu imóvel, fale connosco.
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