Blog

Trocar de casa: comprar ou vender primeiro?

Muitas famílias portuguesas que pensam trocar de casa debatem-se com um dilema: comprar primeiro e vender depois, ou vender primeiro e comprar depois. Se compra primeiro, corre o risco de não conseguir vender a sua casa pelo preço que antecipou e ficar com um problema e mãos. Se vende primeiro, corre o risco de chegar o dia da escritura e não ter para onde ir. O que fazer então?


Muitas famílias portuguesas que pensam trocar de casa debatem-se com um dilema: comprar primeiro e vender depois, ou vender primeiro e comprar depois. Se compra primeiro, corre o risco de não conseguir vender a sua casa pelo preço que antecipou e ficar com um problema e mãos. Se vende primeiro, corre o risco de chegar o dia da escritura e não ter para onde ir. O que fazer então?

Embora não haja respostas certas, partilho consigo algumas ideias para sua reflexão que espero que o(a) possam ajudar a tomar a melhor decisão.

Quanto vale a minha casa e quanto posso gastar na nova casa?

Antes de tomar qualquer decisão, precisa de saber qual o valor da sua casa e qual o valor máximo da casa que pode comprar. Recomendo que siga os seguintes passos:

  1. Saber quanto vale realmente a sua casa. Não o valor que gostaria que valesse, mas sim o valor que o mercado estaria disposto a pagar caso fosse transacionada hoje. Convém que este valor esteja calibrado pelo valor da avaliação bancária, porque muito provavelmente o comprador da sua casa vai pedir financiamento, e se a avaliação ficar abaixo do preço de venda, o negócio poderá cair. Nós disponibilizamos um dos melhores simuladores do mercado aqui;
  2. Apurar o valor líquido com que fica após vender a sua casa: descontando o valor que deve ao banco, o valor da comissão imobiliária e impostos (apenas IVA da comissão, assumindo que se trata de habitação própria);
  3. Definir o plafond para a casa que quer comprar: se for recorrer a financiamento bancário, deverá envolver o seu consultor financeiro para fazer simulações do preço do financiamento e definir o valor máximo para a casa que pretende comprar. Atualmente os bancos estão a financiar até 90% do valor mínimo entre os valores de avaliação e escritura. O seu consultor financeiro vai ajudá-lo a apurar o valor total dos encargos com a prestação, incluindo taxas, seguros e impostos. Para além destes custos terá de suportar ainda os encargos com a escritura (honorários, registos, emolumentos), e o IMT e Imposto de Selo (pode apurar o valor do IMT aqui: https://www.doutorfinancas.pt/simulador-imt/).

Agora que está de posse desta informação, poderá decidir comprar ou vender primeiro, e consoante a opção, vou dar-lhe algumas dicas que podem ajudar a minimizar o risco.

Se tiver capitais próprios em pelo menos 20% do valor da casa que pretende comprar e antecipar que os preços se vão manter estáveis ou subir, poderá optar por comprar primeiro e vender depois. Caso contrário, a melhor opção será muito provavelmente vender primeiro e comprar depois.

Vender primeiro e comprar depois

Imagine que para si vender nesta fase de mercado pode fazer sentido porque vai conseguir um negócio melhor do que o risco de esperar mais algum tempo, e ver os preços caírem. Então poderá fazer sentido negociar algumas contrapartidas com o comprador da sua casa e pensar num plano B caso não consiga comprar casa antes da escritura da sua.

Seguem 3 dicas que poderá usar como Plano B:

  • Prolongar o prazo da escritura: negociar com o comprador da sua casa prolongar o prazo da escritura por um período de tempo que seja razoável até encontrar uma nova casa, por exemplo 4 meses;
  • Negociar uma opção de arrendamento da sua casa: negociar com o comprador um arrendamento temporário após escritura, caso não consiga encontrar casa até à data da escritura, de por exemplo mais 3 meses. Há compradores que estão também eles com dificuldade em encontrar a casa certa para a sua família, e estão dispostos a esperar mais algum tempo para ficarem com a sua casa;
  • Arrendamento temporário: caso não consiga encontrar casa antes da escritura, poderá optar por arrendar uma casa mais pequena temporariamente e colocar o recheio da sua casa num armazém. Inclusivamente este arrendamento, poderá ser numa zona mais barata e numa casa mais pequena, dado que é temporário.

Comprar Primeiro e Vender Depois

Quando compra primeiro e vende depois, é importante que tenha capitais próprios suficientes para cobrir o risco de não conseguir vender a sua casa pelo preço que inicialmente esperava. Para além disso, é importante ser realista em relação ao preço e não caia na tentação de avaliar a sua casa pelos valores que vê outras casas à venda nos portais imobiliários.

Ainda recentemente me cruzei com uma casa que foi colocada no mercado pelo valor de 700,000€ e foi vendida por 480,000€ (passados 14 meses). Este último valor não é visível nos portais imobiliários.

  • Crédito Troca de Casa: alguns bancos disponibilizam uma solução de crédito em que lhe permite procurar primeiro a casa que pretende comprar, e adquiri-la antes de vender a atual. Para isso, juntam os dois financiamentos num só, mas fica a pagar apenas uma parte dos encargos do novo crédito, durante um período que pode ir até alguns anos. Isto dá-lhe tempo suficiente para vender a sua casa. Note-se que se o mercado estiver com risco de queda de preços, vender hoje pode ser melhor que vender amanhã;
  • Compre uma casa em planta num novo Empreendimento: tipicamente a maioria das casas em novos empreendimentos são vendidas em planta (as que sobram para o fim são as piores opções). Se comprar com um ou dois anos de antecedência, sabe com o que pode contar. Mesmo assumindo uma derrapagem de alguns meses, será mais fácil de gerir os timings de venda da sua casa.

Quer discutir estas opções sem qualquer compromisso? Marque já uma reunião comigo via zoom.

Similar posts

Receba imediatamente os nossos artigos

Partilhamos regularmente informação relevante sobre o estado do mercado imobiliário em Portugal, e estratégias para conseguir os melhores negócios imobiliários.